Quem Somos - Simtetaxis

Procurar
Ir para o conteúdo

Menu principal:





O SIMTETAXI-SP é um sindicato estadual,  portanto, pode atuar em todos os municípios do Estado de São Paulo.  SIMTETAXI-SP atinge sua maioridade e ao mesmo tempo cresce para a luta  Uma jovem entidade com um currículo invejável, isso seu deu pela  seriedade e compromisso do seu presidente com a categoria. Esse  compromisso é o norte que nos guia e faz que todos os dias renovem  nossas forças e determinação de continuar tanto a luta contra os  clandestinos, bem como a procura incansável de novas parcerias que  tragam benefícios para nossos associados. O SIMTETAXI-SP, um sindicato  forte, firme e atuante, sempre a frente para defender o sustento e a  profissão dos nossos nobres amigos taxistas em todos os campos e  principalmente no combate ao transporte ilegal. Mas nossa luta não para  por aí.

UM POUCO DE HISTÓRIA


Nasce um David com a missão de derrotar Golias

Nossa história começa com um homem de lutas, determinado a defender uma  categoria que apesar de antiga ainda não era reconhecida na época.  Falamos de José Duarte Marcolino também conhecido como Ceará. Veio do  Estado do Ceará ainda com 10 anos de idade, morador do bairro do  Brooklinzinho, trabalhou como taxista por 20 anos em Santo Amaro - local  que ele considerava o melhor de São Paulo. Juntamente com um grupo de  amigos taxistas de frotas iniciou a fundação do SIMTETAXIS - hoje uma  realidade - que teve sua trajetória iniciada oficialmente no dia 20 de  setembro de 1994, resultado de um desmembramento de base, pois a nossa  categoria era então, representada por outra entidade sindical.
Porém, devido a entraves judiciais e o adoecimento de José Duarte  Marcolino, que após um derrame e a descoberta da diabetes que o colocou  em uma cadeira de rodas, fizeram com que o sonho do sindicato ficasse  “engavetado” todo esse tempo, até que em 2011 uma decisão do Supremo  Tribunal Federal (STF) julgou favorável à ativação da entidade de fato e  de direito. Para consagrar esta luta dos companheiros fundadores do  SIMTETAXIS, no dia 26 de agosto de 2011 foi sancionada pela Presidente  Dilma Rossef a Lei 12.468 que regulamenta a função de taxista de frota,  preposto e motorista auxiliar. Vale salientar que com a decisão judicial  do STF mais a lei sancionada em definitivo, não cabem mais recursos. Em  2012 com fundador acamado foi eleito Antônio Matias Ceará para a  presidência e reeleito em 2015. Com Antônio Matias a frente do  SIMTEXI-SP deu início a trajetória de vitórias em prol da categoria. Em  2014 falece presidente fundador, José Marcolino.

Audiência Pública na Câmara dos Deputados (DF)

A primeira grande vitória do SIMTETAXI-SP foi a aprovação da portaria  022/2015, depois de uma batalha de dois anos contra os que discriminavam  os taxistas das empresas e segundo motorista - portaria colocou em pé  de igualdade todos os taxistas - até então os motoristas das empresas e  segundo motorista não podiam votar, serem votados e eleitos  coordenadores. A portaria 022 estabeleceu a igualdade de direitos em  pontos de táxi e ainda possibilita a migração de qualquer taxista para  outra categoria, rádio-táxi e até para o luxo.

Diante da comoção e dor uma bandeira é levantada.

Em 20 de março de 2014 um taxista foi barbaramente assassinado em uma  tentativa de assalto, os colegas indignados com o descaso com que as  questões de segurança vinham sendo tratadas pelo poder público  competente. Em carreata histórica foram recebidos pelo Secretário de  Segurança Pública, Alexandre de Moraes, que criou juntamente com o  SIMTETAXI-SP uma comissão para tratar com o comandante da Polícia  Militar a volta de ações como a 3-3-3 - nos comandos da PM são abordos  três carros particulares, três motocicletas e três táxis. Essas ações  visam trazer mais segurança para o taxista e passageiro. No dia 08/04 o  SIMTETAXI-SP encabeça a manifestação contra o transporte clandestino  juntamente com outras entidades e associações, que reuniu - segundo  dados da polícia milita - cerca de seis mil taxistas na Praça Charles  Miller, em seguida dirigiram-se à Câmara Municipal onde uma comissão de  lideranças foi recebida pela Presidência da Casa, essa comissão  apresentou um relato da situação dos clandestinos na cidade,  principalmente a atuação do aplicativo UBER, em seguida se dirigiu ao  plenário que já estava tomado pelos taxistas onde se desenrolava a  sessão da Comissão de Transportes, os vereadores marcaram uma audiência  pública para ouvir os taxistas e a UBER O SIMTETAXI-SP está filiado a  CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes  Terrestres), (FETTSP) Federação Estadual dos Transportes Terrestres e à  Federação Internacional dos Transportes (ITF). Foi em um encontro no Rio  de Janeiro promovido pela ITF que o Presidente Antonio Matias Ceará,  tomou contato com o Escritório Crivelli – especializado em direito  autoral – que apresentou um estudo aprofundado para a abertura de um  processo na justiça contra a UBER. O SIMTETAXI-SP apresentou vasta  documentação que foi juntada ao processo do Escritório Crivelli, entre  esses documentos, os ofícios de pedido de fiscalização e comprovação da  atuação de carros particulares fazendo transporte remunerado de  passageiros. Fechado o contrato com o Escritório Crivelli o SIMTETAXI-SP  deu inicio a batalha judicial contra a UBER. Uma liminar foi concedida  graças a essa ação que serviu para demonstrar ao aplicativo clandestino  que a categoria tem sim representantes - não os parasitas do passado -  uma entidade sindical reconhecida pela legislação e atuante em prol da  categoria. (liminar) A liminar foi concedida na véspera da audiência  pública da Câmara Municipal, na abertura o Vereador Ricardo Youag leu o  texto que proibiu a UBER de atuar em todo território nacional, os  taxistas que mais uma vez ouviu a convocação da SIMTETAXI-SP e lotou o  plenário, hora e outra interrompeu a leitura com palmas e bradando o  nome do Ceará.
 

Assembleia em Barueri Comissão de Negociação e Câmara Temática
 

No  dia 28/05 o SIMTETAXI-SP protocolou uma pauta contendo onze  reivindicações à Secretaria de Transportes da Cidade de São Paulo, entre  elas a concessão de cinco mil alvarás aos trabalhadores nas empresas de  táxi e segundo motoristas da ativa. No dia 03/06 um grupo de cerca de  cinquentas taxistas se dirigiu ao sindicato, seguindo uma orientação do  Vereador Ricardo Young (PPS) da Comissão de Transportes da Câmara  Municipal. O Presidente Ceará os recebeu e criou uma Comissão de  Negociação para representar o SIMTETAXI-SP e a categoria, junto aos  Vereadores, essa mesma pauta foi protocolada na Comissão de Transportes.  A comissão de Negociação a partir de então passou a ter reuniões  semanalmente no sindicato com a presença do Presidente e Diretores.  Coincidentemente o Secretário de Transportes Jilmar Tatto, instala a  Câmara Temática do Táxi, convidando 21 representantes da categoria para  fazer parte, todos, membros de alguma instituição ou coordenador de  pontos de táxi. A Câmara Temática irá debater tudo que envolve o serviço  de táxi na cidade de São Paulo, é um canal direto com a Prefeitura e o  Secretário de Transportes, que foi aberto e possibilitará que os  taxistas sejam vistos com o devido respeito que merecem. A UBER é  proibida em São Paulo O Vereador Adilson Amadeu (PTB-SP), velho defensor  da categoria dos taxistas, protocolou um projeto de lei (349/2014),  para proibir que aplicativos façam uso de carros particulares para o  transporte remunerado de passageiros e pediu apoio ao presidente do  SIMTETAXI-SP para que seu projeto fosse aprovado na Comissão de  Constituição e Justiça, o que ocorreu no dia 27/06, indo a votação no  plenário no dia 30/06. Neste dia, com o Plenário da Câmara lotado pelos  taxistas e mais três mil que tomaram a rua com seus veículos e  acompanharão pelo telão, no térreo do prédio, os discursos dos  parlamentares. Ao termino da votação – por volta das vinte horas – uma  grande festa deu inicio, o Vereador Adilson Amadeu desceu para falar com  os taxistas e foi ovacionado junto com o presidente do SIMTETAXI-SP que  minutos antes - em uma cena emocionante - havia cantado o Hino Nacional  com todos os taxistas.


 
Copyright 2017. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal